quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Apostas para o tema da redação

Queridos e queridas, é sempre muito complicado tentar acertar qual será o tema da redação do ENEM 2007, mas vamos brincar um pouco de Mãe Dinah e eleger 10 propostas de redação plausíveis. Optei por campos temáticos. Não há grandes novidades.
Aí vão:
1) Um meta-tema, explico: os próprios 10 anos do ENEM. Ou quem sabe um tema de metalinguagem: a própria escrita ou a dificuldade dos alunos nas redações?
2) Inclusão pelo esporte, ou algum tema relacionado à saúde ou portadores de deficiência. Prevenção contra a AIDS é outra discussão velha conhecida dos exames. Alimentação saudável. Um tema interessante seria a busca pela eterna juventude.
3) O desenvolvimento do Brasil e o nosso futuro, os desafios e o que fazer para chegar lá. Desenvolvimento sustentável é uma expressão da moda.
4) Uma proposta ligada ao meio ambiente. Muita gente aposta no Aquecimento Global como grande assunto do ano. Acho difícil. Muito manjado. No entanto, há outras discussões relacionadas importantes que podem cair, como os combustíveis renováveis e energias alternativas. Créditos de carbono. Escassez de água. Essas coisas...
5) A fome e sua erradicação ou outro grave problema social, como a distribuição de renda e a geração de emprego. Se focar no jovem, pode ser futuro profissional.
6) Desafios para a integração da América do Sul.
7) Inclusão digital ou influências da tecnologia, seu papel na educação ou na conexão entre pessoas.
8) A importância da democratização do ensino superior de qualidade ou outro tema de educação, como erradicação do analfabetismo.
9) Violência tem sido um dos assuntos prediletos. Maioridade penal seria polêmico demais para o ENEM, mas nuca se sabe...
10) Tropicália... a antropofagia como traço fundante da cultura nacional. Em cultura o que mais poderia ser? Talvez influências da cultura estrangeira ou projeção da cultura brasileira no mundo.
Quanto ao caos aéreo, acho um tema muito elitista para o ENEM.
O bom mesmo seria se os examinadores do ENEM fossem bem criativos e nos surpreendessem positivamente.

Nenhum comentário: