quarta-feira, 15 de agosto de 2007

PUC, Unifesp e Unicamp mudam regras para ENEM

14/08/2007 - 10h07

FERNANDA CALGARO
da Folha de S.Paulo

Algumas das principais universidades paulistas trazem novidades neste ano em relação ao uso do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontece no próximo dia 26, no seu processo seletivo.

No vestibular 2008, a PUC-SP pela primeira vez irá aceitar o Enem, que passará a valer até 20% da nota geral. "Fizemos uma reflexão e decidimos incluir o Enem por ter se mostrado uma prova de qualidade", diz Ana Zilocchi, coordenadora-geral do vestibular.

Na prova da PUC-SP, a parte dissertativa corresponde a 60% da nota e a prova objetiva, a outros 40%. A pontuação nas questões do Enem representará 50% da prova objetiva - portanto, 20% da nota geral.

A universidade ainda não definiu se poderá ser usada apenas a nota da última prova do Enem ou dos últimos dois anos. "Essa decisão deve ser tomada até o fim deste mês", afirma Ana. "Particularmente, sou favorável a usar somente a nota do último Enem, assim a avaliação fica idêntica para todos."

O período de inscrição para o vestibular unificado da PUC-SP vai de 16/10 a 16/11.

Públicas

A Unifesp aumentou de 5% para 10% a contribuição do Enem na nota de sua prova de conhecimentos gerais. Se antes o vestibulando podia optar se o Enem seria usado ou não na composição da nota do vestibular, agora será necessariamente utilizado se o candidato indicar o número de inscrição do Enem na ficha de inscrição do processo seletivo. "Não podemos ser paternalistas", pondera Luiz Eugênio Araújo de Moraes Mello, pró-reitor de graduação da Unifesp. "Será considerada a melhor nota dos últimos dois anos."

A Unicamp passa a exigir que o candidato interessado em usar na primeira fase do vestibular a nota da parte objetiva do Enem não zere na redação. "A nota da redação do Enem não será usada, apenas a da parte das questões de conhecimentos gerais. O objetivo é estimular os estudantes a participarem efetivamente do Enem e não usá-lo como subterfúgio para obter mais nota", ressalta Leandro Tessler, coordenador-executivo da Comvest (comissão responsável pelo vestibular). A nota do Enem do ano passado poderá ser usada, mesmo se a pessoa tiver zerado na redação.

A Fuvest não fez nenhuma alteração em relação ao ano passado. A nota do Enem pode representar até 20% da nota da primeira fase do vestibular 2008, assim como no processo seletivo da UFABC.

Na Unesp, o Enem continua valendo também até 20% da nota da prova de conhecimentos gerais. A UFSCar não usa o Enem no seu vestibular.
No país, cerca de 500 instituições de educação superior usam, de alguma maneira, os resultados da prova em seus processos seletivos.

Nenhum comentário: