domingo, 7 de junho de 2009

Rumo ao ENEM 2009

Imagine uma maratona com milhões de atletas de todos os tipos. Cada um tem um histórico, que já o predispõe a ter mais ou menos chances. Na etapa de preparação, que compreende os meses anteriores ao grande dia, é possível se condicionar melhor e tentar suprir algumas falhas de uma longa jornada de pouco treinamento ou rendimento baixo, mas é preciso esforço e dedicação.

Uma vez dada a largada, na linha de partida, sai em disparada um pelotão de milhões de jovens que acabam de terminar o ensino médio e também de pessoas, já não tão jovens, que o concluíram há mais tempo, mas resolveram voltar a estudar. Todos têm um objetivo em comum: conquistar uma excelente colocação, suficiente para ingressar em uma universidade, a melhor possível. Esta decisão refletirá em seus futuros. Uma grande parte disputa também uma classificação no ProUni, programa do Governo Federal que concede bolsas integrais ou parciais em instituições de ensino privadas.

Ao longo dos próximos meses, você irá se preparar para esta prova de cinco horas, que será realizada no último domingo do mês de agosto. Claro que, assim como em qualquer maratona, quem treina tem mais chances de chegar bem colocado do que quem não o faz. O mesmo vale para o ENEM. Alguns cuidados são necessários. Treino em excesso também faz mal. Quem exagerar no início, não terá gás para a reta final. Da mesma forma, quem relaxar nos primeiros quilômetros, dificilmente irá recuperar a desvantagem. Esta preparação inclui cuidados com a alimentação, a saúde, ter boas noites de sono e manter o equilíbrio emocional. Não descuide de nenhum desses aspectos. Nunca perca a perspectiva de que praticar um esporte não serve para uma única prova de resistência. É algo que faz bem à saúde e dá prazer. Estudar deve ser a mesma coisa. Construir seu conhecimento é algo fundamental para tornar-se uma pessoa melhor preparada para enfrentar os desafios da vida. O saber é um patrimônio que não se desgasta com o tempo, não pode ser roubado, nem perdido. Aquilo que você conhece, passa a dominar, e este domínio lhe dá autonomia e liberdade. Permite-lhe agir criticamente, analisar melhor as situações e tomar melhores decisões. É neste tipo de processo ensino-aprendizagem que acreditamos. Nós, professores do Premaesp, não estamos aqui somente para treinar você, mas almejamos trocar e construir conhecimentos. Temos amor ao que fazemos.

Tentamos oferecer a você tudo o que precisa para se desenvolver: aulas de qualidade; apostilas para aprofundamento dos conteúdos; blogs de apoio (veja em http://www.premaesp.com.br/), nos quais você poderá interagir com os professores e resolver dúvidas, além de consultar links para expandir o estudo dos temas. Aproveite bem todos esses recursos. E faça a sua parte!

Durma bem na noite anterior às aulas, não chegue atrasado, não falte, preste o máximo de atenção, resolva os exercícios propostos, leia os textos de aprofundamento, revise a matéria e faça os simulados. Cada um tem um jeito de estudar que funciona melhor. Respeite isso.

A prova que você enfrentará é dividida em duas partes: uma série de questões objetivas de múltipla escolha e uma proposta de redação. Cada uma das etapas vale metade da prova. Basicamente você deverá se preparar para interpretar textos bem, das mais diferentes modalidades, e para escrever bem na norma culta da língua portuguesa. Não deixe de fazer nenhum dos temas de redações pedidos. Uma corretora especializada em ENEM fará comentários e lhe atribuirá uma nota. Você verá pouco a pouco seu progresso. Não desanime. Acompanhe os principais temas da atualidade e invista em sua formação cultural.

O que mais ajuda? A melhor dica que podemos dar é a leitura. Leia regularmente e o máximo que você puder. Adote um jornal diário ou uma revista semanal de informações. E esteja sempre com um livro na cabeceira da sua cama ou na mochila. Escolha algum tema ou autor que você goste. Enfrente os grandes autores. Dessa forma, temos certeza de que você correrá no pelotão de elite, ou seja, entre os atletas que saem na frente e são considerados favoritos. A propósito, mexa-se! A largada já foi dada!

A proposta do curso

A frente de Língua Portuguesa do curso preparatório para o ENEM da Rede LFG, em parceria com o Premaesp, compreende interpretação de textos, literatura (sobretudo a produzida em território nacional) e redação, além de um pouquinho de gramática e noções de cultura brasileira e atualidades, para ajudar o aluno a formar um repertório importante para leitura e redação. Portanto, inclui a perspectiva interdisciplinar. Não se assuste quando aparecerem nas aulas conteúdos de história, geografia e até mesmo de ciências naturais ou lógica. O conceito atual de ensino/aprendizagem tem derrubado quase todas as fronteiras entre as disciplinas. É assim que deve ser, pois nenhum conhecimento é isolado.